Notícia

Diretora que barrou matrícula de aluno em Escola de São José de Ribamar, foi afastada

O caso aconteceu na escola pública em Escola Profª Augusta Maria Costa Melo, e pais levaram o caso a polícia por racismo.
Diretora que barrou matrícula de aluno em Escola de São José de Ribamar, foi afastada

A prefeitura determinou o afastamento por 60 dias de Helena Rita Ferrreira Sousa, diretora da Escola Profª Augusta Maria Costa Melo. Ela foi acusada de racismo por condicionar a matrícula de uma criança de oito anos pelo corte de cabelo.

Pais de uma criança de oito anos denunciaram a Escola Profª Augusta Maria Costa Melo, em São José de Ribamar, por impedir a matrícula do filho por racismo. A diretora teria dito que só matricularia se ele cortasse o cabelo.

 

"Olhando para ele [criança], ela disse que não pode, passou a mão no cabelo dele e disse 'mãe, tem que cortar. A escola tem um padrão, corte social. Para que você matricule o filho ele tem que cortar o cabelo para que a matrícula seja efetivada'. Eu disse pra ela que sinto muito, mas o cabelo do meu filho eu não corto. Ela disse 'mãe, é você quem sabe. Você matricula o filho de cabelo cortado ou você não matricula o Felipe e continua com o cabelo dele assim'", contou Joselma Lima, mãe da criança.

 

O pai da criança resolveu registrar um boletim de ocorrência. No documento, ele informou que foi 'negada a inclusão do filho na escola devido ao tipo de cabelo, por ser afrodescendente e por ter autismo'.

 

“Se for caracterizado crime racial, se a investigação comprovar, deve ser encaminhado para a DPCA (Delegacia de Proteção a Criança e ao Adolescente). Quanto a conduta, a pena pode ir de um a cinco anos de reclusão, inafiançável”, declarou o delegado Agnaldo Timóteo, da Delegacia de Combate a Crimes Raciais.

Fonte(s): g1.ma

Comentários

Últimas notícias

18 Jul
Polícia
Preso acusado de matar jovem em Paço do Lumiar

O caso aconteceu dia 24 de junho, no município de Paço do Lumiar.

18 Jul
Polícia
Previsão desta quinta-feira (18)

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

17 Jul
Polícia
Projeto reforça garantia de liberdade de expressão em escolas e universidades

Dario Berguer (MDB – SC), quer reforçar essa garantia a servidores, professores e alunos.